Banner

Inaugurações em Cuiabá visando a Copa começam em julho

Secretário Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, retificou a data para início das inaugurações das obras de travessia e mobilidade urbana que estão sendo executadas na Grande Cuiabá.

Em entrevista, ele afirmou que a inauguração das obras, antes previstas para terem início em fevereiro deste ano, serão realizadas a partir de julho, tendo início pelo Viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil.

"As inaugurações começam no mês de julho e, segundo o cronograma de entrega que montamos, que se inicia com a inauguração da obra do Viaduto do Despraiado. Mesmo que as obras estejam prontas e sendo utilizadas pela sociedade, não haverá inaugurações antes do mês de julho", afirmou.

Segundo o cronograma, doze obras já deveriam ter sido concluídas e recebidas pela Secopa até o mês de maio, sendo que oito delas são do pacote de mobilidade urbana e três integram o planejamento do entorno da Arena Pantanal.

De acordo com Guimarães, dentre essas intervenções, cinco já foram concluídas e recebidas, sendo que duas estão já em uso pela sociedade: a duplicação da Avenida Juliano Costa Marques (próximo ao Shopping Pantanal) e a ponte sobre o Rio Pari (que completa a obra de duplicação da Estrada da Guarita).


Obra que integra o pacote de Travessia Urbana assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Governo do Estado, o Viaduto do Despraiado está sendo executada pelo Consórcio Atracon - formado pelas empresas Atrativa Engenharia e Constral Construtora – ao custo de R$ 18,9 milhões.

Com previsão de inauguração para maio deste ano, a obra sofreu atrasos de execução causados pela chuva, de acordo com a Secopa.

Segundo Guimarães, a obra, em si, estará pronta até o final deste mês, mas as adequações viárias que integram o projeto e permitem o acesso ao viaduto ainda devem ser finalizados.

"O viaduto em si estará pronto no final de maio. Como as chuvas demoraram muito a se encerrar, nós tivemos problemas de atraso nas obras das marginais, mas nesta semana já teve início a etapa de terra armada ali. Nós vamos entregar ele completo, inaugurado e pronto para uso em julho deste ano", afirmou.

O secretário afirmou que a obra marcará o início da sequencia de inaugurações das demais obras, até o mês de dezembro deste ano – com exceção da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), previsto para março de 2014.

Confira a lista de obras a serem inauguradas:
Viaduto do Despraiado
Duplicação da Av. Juliano Costa Marques
Ponte sobre o Córrego Gumitá
Pavimentação da Avenida Camboriú com a Rua Cabeceiras
Prolongamento da Avenida dos Eucaliptos
Ponte sobre o Rio Coxipó (na Rua dos Eucaliptos)
Ligação das avenidas Antônio Dorilêo e Beira Rio
Ponte sobre o Rio Coxipó (na Avenida Antônio Dorilêo)
Pavimentação de ruas diversas no entorno da Arena
Trincheira da Ciríaco Cândia
Ponte sobre o Rio Pari

O que esperamos é que depois de tantos investimentos em estrutura, se invista também no futebol Mato Grossense para que times locais tenham condições de crescer e se destacar nacionalmente.

Fausto Costa

brasil247

Postar um comentário

Comentários