Banner

JN TEM PIOR AUDIÊNCIA DA HISTÓRIA E DEVE ACELERAR MUDANÇAS NA GLOBO

'Audiência média em janeiro, de 24,5 pontos, foi a pior da história e caiu impressionantes sete pontos em relação ao mesmo período do ano passado; fórmula do telejornal apresentado por William Bonner e Patrícia Poeta, voltada para o "Homer Simpson", começa a dar sinais de esgotamento, num país onde o fluxo de informação é cada vez maior'

Numa declaração sincera, mas nem tão feliz assim, o jornalista William Bonner, da Globo, disse que apresentava o Jornal Nacional para o "Homer Simpson", o que explicaria a falta de profundidade nas análises do principal noticiário da televisão brasileira. A fórmula, no entanto, parece estar envelhecendo. Dados levantados pela coluna Zapping, da Folha de S. Paulo, indicam que a audiência do JN está praticamente derretendo.

"Com uma média de 24,5 pontos, o "Jornal Nacional" (Globo) registrou o pior janeiro de sua história. Em relação ao mesmo período de 2012, o telejornal de William Bonner e Patrícia Poeta caiu sete pontos: no ano passado, registrou 31,3 pontos. Antes disso, o pior Ibope do "JN" havia sido marcado em janeiro de 2010 (29,2 pontos). O melhor resultado foi em 2001, quando encerrou o mês de janeiro com 40 pontos", informa a coluna.

Como o JN é o principal produto jornalístico da Globo, de onde vem sua influência e, portanto, sua audiência publicitária, os dados são alarmantes. Recentemente, a Globo contratou o publicitário Sérgio Valente, ex-presidente da DM9, uma agência do grupo de Nizan Guanaes, para azeitar suas relações com o governo e com o mercado publicitário. A missão de Valente será fazer com que a Globo continue a ter uma receita que é, a cada dia que passa, mais desproporcional em relação à sua audiência, que vem evaporando.

No ano passado, apesar de sua audiência menor, a Globo fechou seus balanços com um faturamento 10% maior do que o de 2011, com receitas de R$ 12 bilhões. Não será tão simples manter o ritmo em 2013.

Sobre o "Homer Simpson": Em 2005, Bonner permitiu que professores universitários da USP acompanhassem a preparação do Jornal Nacional. Durante a ocasião, o apresentador teria comparado os seus telespectadores com o preguiçoso e ignorante Homer Simpson.

A audiência da Globo em 2013 começou muito mal, não só no Jornal Nacional, Salve Jorge tem uma das piores audiências da história da Globo em novelas, essa edição do BBB já não é a mesma de outros anos e por aí vai, e o interessante é que essa audiência perdida não migrou para as outras grandes emissoras, Acho que dá para entender agora o porque das campanhas da Globo em vários jornais e programas de sua grade tendo a internet como tema, sempre destacando o lado negativo para conter um pouco a queda de audiência. 

Fausto Costa

Fonte: brasil247

Postar um comentário

Comentários