Banner

Com tecnologia é possível ter um ensino personalizado?

Em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, o indiano Salman Khan, fundador da Khan Academy, ressaltou que na escola, o tempo deveria ser gasto com os alunos se reunindo e se ajudando, priorizando a interação do professor com os estudantes, com menos aulas expositivas. Para ele, o modelo do ensino deveria ser a sala invertida, em que os alunos aprendam no seu próprio ritmo com vídeo-aulas, utilizando banco de dados que avaliem periodicamente quem está com dificuldade, retrabalhando os conceitos em pequenos grupos.

Acredito que vídeos-aulas on line são ferramentas que podem auxiliar no dia-a-dia, ou seja, é mais uma alternativa.

Salman Khan visitará o Brasil para divulgar o seu livro “Um Mundo, uma  Escola - A educação reinventada".  É uma ótima dica de leitura para todos que aqueles que estão na busca de uma educação antenada com o presente e futuro, é  mais uma ferramenta que pode auxiliar no dia-a-dia dentro e fora da escola.

Salman Khan iniciou uma verdadeira revolução no ensino ao propor educação gratuita e de qualidade para todos com o emprego de tecnologia e idéias inovadoras como veicular lições pela internet. Seus vídeos gratuitos recebem milhões de acessos e lhe angariaram a admiração de nomes como Bill Gates, Carlos Slim e George Lucas. Neste livro, Sal expõe sua visão radical para o futuro da educação, bem como sua trajetória, de analista de fundo de hedge a professor da maior sala de aula do mundo.


F.: http://www.radioboanova.com.br & http://www.fundacaolemann.org.br/

Fausto Costa

Postar um comentário

Comentários

  1. Ótimo artigo! De fato, o método de Salman Khan é muito interessante, pelo fato de ressaltar a interação entre professor-aluno, realizando uma adaptação do modelo de ensino individualizado.

    Fausto, você teria informações sobre data(s) e local(is) do lançamento do livro aqui no Brasil?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adriano amanhã Os interessados poderão se programar para acompanhar, ao vivo, a palestra de Salman Khan. nessa quinta 9:30 pelo Hangout no Google+ http://migre.me/cLdGl

    ResponderExcluir
  3. Copia e cola esse link: http://migre.me/cLdGl
    mas acredito que precisa ter perfil no Google+
    Esse é meu perfil no G+: https://plus.google.com/114133545588690110875/posts

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fausto! Já te adicionei. Infelizmente não pude acompanhar a palestra ao vivo, mas vou assisti-la gravada. Obrigado! Abraço!

    ResponderExcluir